terça-feira, 16 de novembro de 2010

Opine...

Apesar de alguns levantamentos já terem sido feitos, não sabemos exatamente quantos povos indígenas viviam em território mineiro quando os portugueses chegaram ao Brasil. No entanto, alguns pesquisadores calculam que habitavam aproximadamente 100 povos em Minas Gerais e na atualidade tem-se o registro de apenas 8 povos restantes.

Baseando-se em seus conhecimentos e no capítulo do livro didático de vocês intitulado A colonização portuguesa no Brasil cite alguns motivos que contribuíram para a redução do número de indígenas no território brasileiro a partir do século XVI.

3 comentários:

  1. O vídeo mostra uma situação de um povo,que é uns dos principais povos do brasil que está passando dificuldades e assim refletimos que o nossos índios precisam de cuidados.
    Todos nos achavamos e imaginavam uma aldeia cheia de ocas,índios nus,rituais e culturas tipícas como sau culinaria.
    já a escola nos não imaginavamos que poderiam existir numa tribo índigena e isso é algo novo para cultura índigena posteriomente para o Brasil.
    Na tribo dos Xacriabá as escolas de lá não parecem com a da nossa pois as deles são pequenas e a nossa é média.
    As escolas dos Xacriabá são diferentes da nossa pois as deles não tem quadra de esportes,não tem uma grande infrainstrutura,contém somente uma sala e um professor, já nosso escola tem quadra,tem uma boa infrainstrutura,contém várias salas e temos vários professores.
    Dos estudantes Eduardo Quaresma e Igor Henrique

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é muito interessante!Ele conta um pouco de como é a vida dos ídios Xacriabás.Essa aldeia,se localiza no município de São Joao das Missões,possui um enorme conjunto de 22 aldeias com cerca de 6.500 ídios.O seu cacique,se chama Domingos Nunes de Oliveira.Os índios Xacriabás,possuem escolas e postos de saúde fornecidos pela FUNAI.
    Nós achamos que suas casas fossem primitivas.As chamadas "ocas".Nós acreditávamos que eles não tivessem escolas e nem postos de saúde.Nós imaginamos que eles eram aquela "figura" dos séculos passados;mas pelo contrário,esses indígenas são extremamente modernos.
    Mais ou menos, a escola dos pequenos Xacriabás não tem alguns recursos que a nossa escola tem!Ela é uma escola bem simples;as semelhanças são que a escola dos índios Xacriabás tem quadros "lousas",tem carteiras,portas e janelas,mesa e cadeira para os professores e também existem vários professores para darem aula para os pequenos índios;esses ítens citados acima existem na nossa escola.As diferenças são que a escola dos índios não tem iluminação,não possui ventiladores,não existe pintura nas paredes internas,não tem biblioteca e nem armários para os professores colocarem seus materiais didáticos.Esses ítens citados acima existem na nossa escola!
    Por Bábara Luyse e Eduarda Gonçalves.

    ResponderExcluir
  3. ei moça!
    tudo bom ?
    fantástico seu trabalho! meus parabéns aqui antes de qualquer coisa!
    Tem uma dúvida pra vc ...será que me ajuda? rs
    minha bisavó era descendente de índios e nasceu, segundo informações que busquei, no sul de Minas...próximo à divisa com São Paulo, Campos do Jordão ...naquela região. Saberia dizer aproximadamente qual seria a etnia dela? rs

    espero que possa ajudar ..rs

    Bjos e até!

    ResponderExcluir